O que é EBITDA?
EBITDA é um indicador financeiro muito utilizado e que faz parte dos Demonstrativos de Resultado, também chamados P & L ( Profit and Loss ) . EBITDA Significa Lucro antes do IR., Despesas Financeiras, Depreciações e Amortizações.
O EBITDA representa a capacidade da empresa gerar caixa e até de criar valor.
Para se chegar ao EBITDA também é adicionado o Resultado Financeiro que corresponde às despesas financeiras deduzidas das receitas financeiras..
Vejam um exemplo de cálculo do EBIDA
EBIT ou Lucro antes do Imposto de Renda
+ Depreciações e Amortizações Líquidas
+ Despesas Financeiras Líquidas
= EBITDA
O EBITDA é um elemento essencial para cálculos de evaluation (avaliações de empresas). Outro uso nobre do EBITDA diz respeito à otimização desse valor cujo crescimento implicará diretamente no aumento do valor da empresa.
No mercado de M&A o EBITDA é essencial e ao lado "Evaluation " da empresa muitos negócios são fechados com bases em múltiplos de EBITDA
O EBITDA como indicador muitas vezes é criticado por não refletir uma adequada posição financeira, mas essa não é a sua finalidade principal. A contabilidade possui outras ferramentas para isso, mas como elemento de longo prazo ele é seguramente o principal indicador.
EBITDA é muito usado para compra e venda de empresas. No caso de venda é comum se efetuar o negócio baseado em um certo número de EBITDAs. Algumas negociações ocorrem com base em 5 ou mais vezes o valor do EBITDA anual, dependendo de acordo entre comprador e vendedor.
Impressionante como a maioria dos escritórios de contabilidade não demonstram o EBITDA de seus clientes. Não importa que seja uma pequena empresa o EBITDA é um indicador de primeira grandeza. Ao comparamos o EBITDA com o Lucro Liquido antes do Imposto de Renda, podemos ter importante pistas sobre o negócio.
Vejam também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário